Inovação e criatividade são ferramentas para aumentar as vendas para mercados prioritários do Programa

No dia 08 de abril de 2015, o Lux Brasil, projeto de promoção das exportações do Setor de Iluminação, desenvolvido em parceria entre a Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizou em São Paulo o workshop de Design Thinking – Dia da Inovação. Participaram 13 empresas, com a presença de 30 diretores e profissionais das áreas estratégicas das companhias. 
 
O workshop, conduzido pelo Istituto Europeo di Design, ofereceu uma oficina sobre inovação, utilizando o Design Thinking como metodologia de solução de problemas. “O pensamento utilizando o design como ferramenta estratégica focada na inovação é vital e vem assumindo um papel cada vez mais importante no dia a dia das empresas”, afirma Márcia Gomide, responsável pela gestão do projeto na Apex-Brasil. Para ela, a iniciativa é muito importante pois, “ao possibilitar que as empresas vivenciem a metodologia de design thinking, estimulamos a compreensão  de que a utilização de um modelo de negócio baseado no design e na cultura de inovação pode gerar mudanças extremamente favoráveis dentro da estrutura corporativa.”
 
Segundo Daniela Felipe, gerente do Lux Brasil na Abilux, essa iniciativa faz parte de uma série de ações que começaram em 2014 com a participação de oito empresas no Programa Design Export, fruto da parceria Apex-Brasil e Centro Brasil Design.  
 
Esse treinamento e as demais atividades empreendidas pelo Programa têm como objetivo melhorar a competitividade das empresas por meio de capacitação, do design e da inovação, resultando em aumento da maturidade, produtos com maior valor agregado e consequentemente incremento das exportações.